Eucaristia: fonte e vida da Igreja


A iniciação cristã, começada com o Batismo e com a Crisma completa-se com a Eucaristia que, como alimento divino, nutre e aumenta no Homem a vida da graça e os leva à comunhão viva, íntima, pessoal com Cristo.
A Eucaristia é o alimento e o viático de cada homem e de cada mulher e é, por isso, nutrição de todo o Povo de Deus. A unidade do Povo de Deus constitui um só corpo em Cristo e é significada e realizada pelo sacramento do pão eucarístico (cf. LG, n. 3).
O mistério eucarístico é o compêndio de toda obra do amor infinito de Deus para a salvação da Humanidade. No sacrifício do Altar, de que deriva a Eucaristia, renova-se e perpetua-se o sacrifício da Cruz, mediante o qual o Cristo remiu o mundo (cf. Jo 15, 13) e, tal testemunho de amor não se contentou o Senhor de dar uma só vez no Calvário. Quer continuamente renová-lo através dos séculos, na celebração eucarística. Na missa continua a imolar-se misticamente, realmente, porém, para salvar os homens, tanto que pode a Igreja rezar: Ó Senhor (...) oferecemos à vossa divina Majestade (...) a Vítima pura, santa e imaculada, pão santo da vida eterna e cálice da eterna salvação" (cf. MR, Oração Eucarística I). E, qualquer pessoa em adoração a Cristo presente sob às espécies sagradas, podem dizer: Amou-me e se entregou por mim (cf. Gl 2, 20).
O amor de Cristo ultrapassa o sacrifício, querendo que se complete este no banquete em que se dá como alimento aos que O amam. Assim, está o banquete tão intimamente unido ao sacrifício, que não pode este subsistir sem aquele.
Com efeito, o Senhor imola-se no sacrifício da Missa quando começa a estar sacramentalmente presente, como alimento dos fiéis, sob as espécies do pão e do vinho (cf. Mysterium Fidei, n. 17) e participam os fiéis, com maior plenitude do Sacrifício, quando se aproximam da Mesa eucarística.
A Eucaristia é o sacramento do amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eucaristia: fonte e vida da Igreja

A iniciação cristã, começada com o Batismo e com a Crisma completa-se com a Eucaristia que, como alimento divino, nutre e aumenta no Home...